fbpx

Como corrigir “MySQL Shutdown Unexpectedly” no XAMPP - Evertec Digital | Blog

Como corrigir “MySQL Shutdown Unexpectedly” no XAMPP

Reiniciou seu computador e se deparou com o erro “MySQL Shutdown Unexpectedly” no XAMPP. Aqui mostraremos uma das formas mais comuns de solucionar esse problema do jeito certo!

Compartilhe esse conteúdo!

Se você tem um servidor local utilizando o XAMPP para trabalhar com projetos web, é muito provável que você já tenha se deparado com o erro “MySQL Shutdown Unexpectedly”, na hora de iniciar seu servidor local. Se ainda não aconteceu, com certeza algum dia acontecerá com você também.

A falha de comunicação com o banco de dados MySQL em seu servidor local pode ter varias causas, tais como o desligamento inesperado do seu computador que acabou ocasionando na interrupção indevida do serviço, utilização a mesma porta por outro software, falhas de permissão de acesso, arquivos corrompidos, entre outros.

Como corrigir “MySQL Shutdown Unexpectedly” no XAMPP

Aqui iremos falar da forma mais comum de solucionar essa falha, sem que haja o risco de você perder toda a sua base de dados e prejudicar o seu projeto. Importante dizer também que os passos informados aqui, foram testados em um servidor local com Windows 10 64 bits.

Antes de iniciar qualquer procedimento é importante parar o serviços relacionados ao XAMPP, então, no Painel de Controle do XAMPP, pare todos os serviços que estiverem ativos.

XAMPP Control Panel

Por padrão, o XAMPP cria automaticamente um backup dos arquivos críticos para o devido funcionamento dos serviços MySQL, porém, não cria o backup dos seus projetos. Então, para continuarmos, é importante termos muito cuidado para não perdermos arquivos essenciais para os seus projetos, ok?

1. Faça o backup da sua base de dados

Acesse a pasta do MySQL em: disco local/XAMPP/mysql. Aqui iremos encontrar um diretório chamado “data” e outro chamado “backup“.  Na pasta “backup”, como já deve ter constatado, contém os arquivos necessários para a restauração do serviço mysql do nosso XAMPP. Já a pasta “data”, contém os arquivos relacionados a base de dados que você criou para os seus projetos.

Mude o nome da pasta “data”, pode renomear como quiser, mas sugiro que utilize um padrão que possa servir como orientação para ocorrências futuras, tal como o nome do diretório, com o prefixo bk e a data no padrão americano, ficando assim: “data_bk_20210609“.

2. Restaure o banco de dados

Em seguida, crie uma copia da pasta backup e renomeia como data.

Nesse momento, para efeitos de teste, você já pode abrir o Painel de Controle do XAMPP e ativar os serviços do Apache e do MySQL. Se tudo estiver ocorrido bem, os serviços de bancos de dados foram restaurados com sucesso.

3. Restaure a base de dados

Agora precisamos restaurar toda a sua base dados que estava ativa antes o erro acontecer, então, pare novamente os serviços Apache e MySQL do Painel de Controle do XAMPP.

Depois, acesse a pasta “data” original que você renomeou e copie todas as pastas que possuem o nome das bases de dados dos seus projetos e também o arquivo ibdata1, e cole dentro da nova pasta “data”. Em seguida, reinicie os serviços Apache e MySQL do Painel de Controle do XAMPP.

Se tudo ocorreu bem até aqui, então sua base de dados está totalmente restaurada e tudo voltou a funcionar normalmente.

Alguns cuidados para evitar reincidência do erro

  • Evite desligar abruptamente seu computador com os serviços do seu servidor local ativo;
  • Quando instalar um novo software, mantenha o seu servidor local ativo, para que ele possa manter a utilização das portas ocupadas, evitando que outros softwares utilizem as mesmas portas;
  • Se você utiliza algum software de limpeza de disco como o CCleaner, pare os serviços do seu servidor local, antes de executar a limpeza, pois XAMPP trabalha como armazenamento em cache, e, esse tipo de software de limpeza, geralmente também faz a limpeza de cache do seu computador e dos seus navegadores, podendo gerar erros no seu servidor local.

Espero verdadeiramente ter ajudado! Ficarei grato se puder contribuir com sua opinião, sugestões de correções ou outros métodos de tratamento do erro no XAMPP “MySQL Shutdown Unexpectedly”


Compartilhe esse conteúdo!
Tags do Post:

Mais Populares

Veja os nossos conteúdos mais acessados.