fbpx

Os melhores plugins para turbinar seu site Wordpress - Evertec Digital | Blog

Os melhores plugins para turbinar seu site WordPress

Saiba quais são os melhores plugins para Wordpress que aumentaram a performance e o posicionamento do seu site do jeito certo, e o melhor, são gratuitos.

Os melhores plugins para turbinar seu site WordPress
Compartilhe esse conteúdo!

Para se ter um site bem posicionado nos motores de busca, não se sabe exatamente quais são todos os parâmetros que são considerados, mas sabemos que há algumas regras básicas como o tempo de carregamento do site, o conteúdo, algumas marcações de metatags e regras de URL a serem seguidas que geralmente resultam em um bom posicionamento.

As dicas de plugins e ferramentas para WordPress que mostrarei aqui tornarão as coisas muito mais fáceis, como ferramentas de compactação automática e marcação de títulos de imagens, ferramentas SEO (Search Engine Optimization) para melhorar a coerência e o posicionamento do seu conteúdo nos motores de busca e outros que visam acelerar o tempo de carregamento do seu site. Vamos lá?

COMPACTAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS

SEO Friendly Images: sempre que seu artigo possuir imagens, é importante tanto para o SEO quanto para a usabilidade, que os atributos alt e title sejam devidamente preenchidos, o plugin SEO Friendly Images faz isso, adicionará o titulo do post nesses atributos de maneira inteligente.

Ewww Image: as imagens possuem diversas informações como, data e hora de criação, nome do dispositivo, entre outras, esse plugin, remove essas informações consideradas irrelevantes, deixando a imagem mais leve, carregando mais rapidamente. É necessário algumas configurações e habilitação e instalação do modulo PHP, mas é tudo muito simples e intuitivo.

Compress JPEG & PNG Images: esse plugin é opcional ou substituível, não é recomendável utilizar múltiplos plugins de otimização de imagem, sob o risco provocar conflitos entre eles. Logo, caso opte por instalar esse plugin deve-se desabilitar qualquer outro que seja relacionado a otimização de imagens.

Esse plugin trabalha integrado com uma API do seu site https://tinypng.com/, e é considerado um dos melhores, pois consegue compactar a imagem sem perda de qualidade notória. A desvantagem é que há uma limitação de 500 imagens por mês, dentro do plano gratuito da plataforma.

Para a utilização dentro do seu blog WordPress é necessário realizar o cadastro no site e informar o máximo de imagens que irá utilizar para servir de parâmetro para a ferramenta. Quando alcançar esse limite, a ferramenta deixará de compactar as imagens excedentes. Durante o cadastro será gerado uma chave da API, para ser utilizado no painel de configuração do seu plugin.

Durante seu uso, é possível acompanhar no painel de configuração a quantidade de imagens que já foram compactadas através do seu blog, mas atenção, uma imagem pode sofrer múltiplas compactações simultaneamente (geralmente cinco), limitando assim a utilização do mesmo. Configure o plugin para que ele faça somente a compactação que considere realmente necessário, o mais indicado é apenas a compactação original que deixará no tamanho mais adequado para utilizar em seu site.

O interessante é que se você instalou o plugin depois de um tempo após a criação do seu blog, ele poderá compactar as imagens antigas também, bastando apenas um click.

É possível compactar as imagens manualmente através do site https://tinypng.com/, assim, o processo seria mais manual, você faria a compactação da imagem no site TinyPng e depois carregaria a versão compactada no seu próprio site. Se a sua demanda de publicação for baixa, essa pode ser uma boa opção para você.

WP Smush: otimiza automaticamente o tamanho das imagens sem perder qualidade. O WP Smush poderá também otimizar as imagens anterior a sua instalação.

Imsanity: esse plugin redimensiona as imagens para tamanhos menores, aceitáveis para a utilização do seu site. Assim ele não permitirá o carregamento de imagens com tamanhos exagerados. Para utiliza-lo, após a instalação, configure o tamanho de upload para 1200 pixel de largura e em altura, deixe com valor igual a zero, assim ele irá utilizar a proporção adequada da imagem, evitando distorce-la. A demais configuração pode deixar como padrão.

Nesse plugin, também é possível habilitar para a otimização de imagens anteriores a instalação do mesmo. Ao clicar em pesquisar imagens ele irá buscar dentro da biblioteca, todas as imagens existentes.

BJ Lazy Load: Esse plugin é muito útil para sites que possuem muitas imagens, quando o visitante acessar o seu site, esse plugin fará com que as imagens sejam carregadas de acordo com a navegação do usuário, através da função de scroll da pagina. Fazendo com que o seu site ganhe mais performance de carregamento imediato.  Para utilização, basta instalar e em configurações, informar em qual situação ele está ativo e poderá informar em quantos pixels a partir da parte inferior do navegador a imagem deverá ser carregada. Geralmente o valor padrão tem um efeito satisfatório.

Crazy Lazy: essa é mais uma opção que irá permitir o carregamento da imagem no site de acordo com o scroll de página, logo, o visitante do seu site terá uma percepção de desempenho muito melhorada.

OTIMIZAÇÃO SEO

Yoast SEO: considerado um dos melhores plugins para SEO, trata-se de um assistente que analisa os seus posts e propõem mudanças, lhe auxiliando na melhor otimização de conteúdo para um bom posicionamento orgânico.

A instalação do Yoast é simples e conta com um assistente de configuração que lhe auxiliará em todo o processo. É importante que preencha o máximo de informações possíveis, como as redes sociais relacionadas ao seu site, pois essas informações serão essencial para aumentar as chances de uma boa indexação para os motores de busca.

LINKS DE REDIRECIONAMENTO

Redirection: quando há links que estão redirecionando o usuário para uma página de erro devido a alguma mudança que foi feita e não foi corrigido ou quando se migra de alguma outro projeto de site, ou ainda, quando se cria um post no qual o titulo pode ser facilmente digitado incorretamente de algumas formas diferentes, é possível utilizar o plugin Redirection, para criar os redirecionamentos para o local correto.

Plugin Pretty Link Lite: Quando se trabalha com link de afiliados ou utiliza ferramentas externas como webinar, entre outras que serão enormes e esteticamente pouco agradáveis, com o plugin Prettty Link Lite, é possível criar um link amigável de redirecionamento para esse site externo, podendo inclusive, trabalhar com barras na url para segmenta-la.

Outbound Links: quando se deseja referenciar um site externo, colocando o link no seu post, é possível com o plugin Outbound Links,  colocar uma tag rel=”nofollow” em seu link para que os motores de busca não saiam do seu site por meio desse link e também adiciona a tag target=”_blank” para que quando o leitor clicar nesse link, aquele site abra em uma nova aba, sem sair do seu site para isso.

EXIBIÇÃO DE POSTS

WordPress Popular Posts: esse plugin colocara um widget no siderbar do seu site, listando os artigos mais vistos em  seu site. Isso é interessante para aumentar ainda mais a audiência dos posts de sucesso do seu blog. O WordPress Popular Posts, permite configurar qual intervalo de visitas os posts serão listados, como mais vistos dos últimos 7 dias, os mais vistos do mês ou desde o começo.

OTIMIZAÇÃO DE CARREGAMENTO DE PÁGINA

Remove Query Strings From Static Resources: Esse plugin remove alguns paramentos de configuração de carregamento de arquivos de estilo (css) e de javascript (js). Geralmente esses paramentos são relacionados à versão do arquivo, que muitas vezes é irrelevante para uso. Entretanto, esses paramentos impedem que alguns navegadores mantenham esses arquivos armazenados em cache, impedindo que o tempo de carregamento de visitas futuras em seu site seja otimizado.  Então, é altamente recomendável ter esse plugin instalado em seu site.

Async Javascript: esse plugin fará com que os arquivos javascript sejam carregados depois do carregamento da página.  Caso o seu javascript possua alguma ação para ser executada durante o carregamento, esse plugin não permitirá essa ação até que a página seja totalmente carregada.

Por um lado, irá melhorar muito a performance de load da sua página, por outro lado, caso seu site tenha algum efeito que precisa ser executado durante o carregamento da página, ele será prejudicado. Para contornar isso, é possível permitir exceções de arquivo. Após a instalação do plugin, acesse o painel de configuração, caso deseje, adicione o arquivo de exceção para carregamento e também mude o modo de sincronismo para “Defer”, finalizando as configurações.

W3 Total Cache: geralmente os arquivos de estilo css e javascript possuem diversos comentários e espaços aumentando consideravelmente o seu tamanho. Isso faz com que o tempo de carregamento da página demore mais, o W3 Total Cache comprime esses arquivos, reduzindo o seu tamanho, aumentando a velocidade de carregamento da página.

WP Optimize: Otimiza o banco de dados, reduzindo o tempo durante a interação entre site e banco de dados. Além de remover informações inúteis para o seu site, como revisão de posts, comentário não aprovados, posts que foram criados automaticamente como rascunho e não foram usados, entre outros. Após a instalação do plugin WP optimize, acesso o painel de configurações para escolher as opções que serão limpa e definir a periodicidade da checagem de limpeza, automatizando o processo. Se o seu site é novo e não tem muito conteúdo, não irá perceber qualquer melhora imediata.

Lazy Load for Video: É muito útil para vídeos incorporados em seus posts, ele irá carregar automaticamente uma thumb, uma imagem referente ao vídeo e só irá exibir o vídeo, após o play, tornando mais rápido o carregamento da página com vídeo.

SISTEMA DE COMENTÁRIOS

DISQUS: é considerado um dos melhores plugins de comentários para site, no DISQUS é possível, moderar os comentários, gerenciar quando os comentários irão estar visíveis, definir a ordem de exibição, sendo por relevância, por ordem cronológica, entre outras diversas funções visuais muito uteis. Lembre-se que os comentários também são ranqueáveis nos motores de busca.


Compartilhe esse conteúdo!
Tags do Post:

Conteúdos Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

Mais Populares

Veja os nossos conteúdos mais acessados.