fbpx

Por que usar o Wordpress? - Evertec Digital | Blog

Por que usar o WordPress?

Entenda porque o WordPress é o CMS de gestão de conteúdo mais famoso da web, tornando-se o preferido entre os blogueiros e portais de notícias.

Compartilhe esse conteúdo!

Quando se fala em fazer um site, muitas empresas logo perguntam se será feito com WordPress, e quando não perguntam, muitos esperam que seja feito com esse CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), mesmo nos casos que não há essa necessidade, como nos sites estáticos, no qual não há atualizações de conteúdo ou mudanças frequentes de informações como os famosos “sites institucionais”.

E não é pra menos, segundo o site Builtwith, 97% dos blogs da internet são feitos com esse CMS e 37% de todos os sites da web utilizam esse sistema de gerenciador de conteúdo, e esse numero está aumentando, pois a dois anos atrás eram apenas 25%. Aqui iremos falar sobre os principais motivos pelo qual ele é tão famoso.

Open Source

Isso significa que se trata de um sistema gratuito e de código livre, ou seja, sempre será gratuito e qualquer pessoa pode editar o seu código original e fazer modificações de acordo com a sua necessidade. Além de poder criar sites e plugins para comercialização.

PHP e MySQL

O PHP é uma das linguagens de programação mais utilizadas da web e o MySQL não fica atrás, sendo a opção mais utilizada de SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados). Isso faz com que, a maioria dos servidores de hospedagem possuam a estrutura necessária para suportar um projeto em WordPress.

Comunidade WordPress

Há milhares de pessoas em todo o mundo que se especializaram em criar plugins e temas para as mais variadas finalidades, sendo que uma boa parte desses produtos também são distribuídas gratuitamente.

Como há um grande numero de pessoas especializadas nesse CMS na web, dificilmente uma pergunta ficará sem resposta, nos fóruns geralmente se encontra as respostas prontas ou profissionais que se disponibilizam a ajudar.

Customização

Seja qual for a sua necessidade, como blogs, portais educacionais, guias comerciais, portais de noticias, lojas virtuais e sites para imobiliárias, será possível encontrar algum plugin, pago ou gratuito disponível para a sua necessidade.

É possível criar um site totalmente personalizado de acordo com a necessidade dos clientes, e utilizar o WordPress para realizar a gestão do conteúdo.

Interface Simplificada

Isso fará com que os seus clientes consigam gerenciar os seus sites muito facilmente e de maneira consideravelmente intuitiva, além da vantagem de não prender o cliente ao seu desenvolvedor por causa de outro sistema proprietário e exclusivo. Há uma grande quantidade de profissionais habilitados a trabalhar com o CMS, assim como, se você é o desenvolvedor que está assumindo um projeto já existente, é muito provável que ele tenha sido feito com WordPress.

Por que não utilizar o WordPress?

Mesmo que ele seja o CMS mais famoso da web, há diversos pontos negativos que muitas vezes são desconhecidos ou negligenciados pelas empresas de desenvolvimento web, pontos esses, que comprometem o posicionamento nos motores de busca, o desempenho e a segurança das informações desses sites.

Como o CMS tem o suporte de uma infinidade de plugins, cada um desses plugins são instanciados individualmente durante o carregamento do site, dependendo da quantidade de plugins utilizados, embora haja recursos de otimização, seu site passara a ficar mais lento para o carregamento inicial e também poderá perder posições nos motores de busca como o Google, por excesso de chamadas individuais de arquivos javascript (js) e de estilo (css), pois isso se trata de uma má pratica de desenvolvimento.

Outro problema muito sério é relativo a segurança, muitos desenvolvedores mantém o prefixo de criação das tabelas do banco de dados, isso coloca em risco suas informações, caso o servidor de hospedagem seja invadido, pois o nome das tabelas e colunas do banco de dados geralmente seguem o mesmo padrão.

Muitas empresas que afirmam trabalhar com desenvolvimento de sistemas web, na verdade só sabem trabalhar exclusivamente com esse CMS e como há uma vasta variedade de sites que vendem temas prontos para WordPress, muitas dessas agências não se dão nem ao trabalho de desenvolver a parte criativa do site (o visual), se restringindo apenas a baixar a versão mais atualizada do CMS, escolher alguns modelos de temas que se encaixam com a necessidade dos clientes, deixando-os escolher qual agrada mais e por final, pede vários dias para entregar um trabalho que facilmente poderia ser entregue em no máximo 48 horas (quando muito), considerando algumas pequenas personalizações solicitadas pelos seus clientes. Isso não chega a ser necessariamente um problema, há casos em que essa escolha é favorável, mas há também casos, que essa não é a melhor opção.

É inegável que há uma solução praticamente pronta para qualquer tipo de necessidade na web quando se fala de WordPress, mas há diversas situações em que é necessário uma personalização mais profunda de algum recurso especifico, seja da versão original ou dos plugins utilizados e, dependendo dessa necessidade de personalização utilizar esse CMS pode não ser a melhor opção.

O objetivo aqui não é desvalorizar o mais famoso CMS da web, mas sim, esclarecer que existem diversas situações que requer um profissional que realmente saiba programar para o uso mais adequado da ferramenta e outras situações em que o ideal é trabalhar com um CMS alternativo ou desenvolver um sistema totalmente do zero, exclusivo para a sua necessidade.

Em nosso site, optamos por utilizar um CMS proprietário licenciado, onde teremos um controle mais refinado do SEO (Search Engine Optimization – Otimização para motores de busca) e poder fazer algumas integrações e compactações de múltiplos arquivos, melhorando o tempo de carregamento do site e o seu posicionamento na web, além de ter maior controle sobre as customizações necessárias para futuras expansões da empresa.

WordPress.org vs WordPress.com

Para quem está começando a pesquisar sobre o CMS muitas vezes aparece essa duvida, então, vamos explicar aqui também.

WordPress.org você pode baixa-lo gratuitamente sem a necessidade de se cadastrar e pode modificar o código fonte como desejar, porém precisa contratar um servidor para hospedar o seu site.

WordPress.com é uma plataforma gratuita assim como o Blogger, no qual você não pode baixar o CMS, mas sim, utilizado diretamente na plataforma. A customização é menos simples e a maioria dos complementos que você quiser adicionar ao seu blog será cobrado.

Ambas as versões possuem uma interface muito semelhantes, e foram criados pela Automattic, essa empresa também trabalha com a distribuição de plugins gratuitos e pagos.


Compartilhe esse conteúdo!

Conteúdos Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

Mais Populares

Veja os nossos conteúdos mais acessados.